Saltar para o corpo principal da página

ALUNOS PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DE PROJETO JUNTO A URI

Data: 27/06/2018

 

 

 

 

 

No dia 21 de junho, foi realizado o lançamento oficial do projeto “Compostagem com a comunidade”, destinado ao aproveitamento do lixo orgânico e que está sendo desenvolvido pelos Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da URI. O Evento contou com a presença de acadêmicos dos referidos cursos, alunos do curso Técnico em Agricultura e professores da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos, além de representantes das empresas apoiadoras.

 

A abertura do encontro foi feita pelo Diretor-Geral do Câmpus, professor Paulo José Sponchiado, que destacou a importância da iniciativa que atende aos princípios da Universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

O projeto é coordenado pelo professor Julio Cezar Brancher, que fez a apresentação do trabalho que já está sendo desenvolvido. O projeto piloto tem por objetivo, destinar corretamente o lixo orgânico.

 

O professor lançou um desafio para que os alunos do curso Técnico em Agricultura da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos implantem um projeto similar em Viadutos.

 

O projeto trata, basicamente, da reciclagem de restos de alimentos domiciliares que são descartados via coleta urbana e acabam no aterro sanitário, gerando altos custos para o erário público, e que podem ser aproveitados nas residências na horta, pomar, flores, etc., desde que tenham sido submetidos ao processo de compostagem. 

 

O projeto está sendo desenvolvido no Bairro Demoliner e consiste na coleta do material orgânico duas vezes por semana, encaminhado para compostagem localizada no Câmpus II, onde são transformados em adubo pelos processos de compostagem e/ou vermicompostagem. Depois de pronto, parte do adubo é destinada para atender as demandas da área experimental e demonstrativa do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade. Outra parte retorna à comunidade para ser usado nas hortas domésticas e na jardinagem das residências bem como das áreas comuns do Bairro. Uma terceira parte será destinada para as empresas que colaboraram e apoiaram na viabilização do projeto.

 

Fonte: http://www.uricer.edu.br/site/informacao.php?pag_invoked=noticias_principal&id=7847

 


Arrow_Owl
Gallery big 48e7ce3b8d3896e822c800bcc6288a3b
Crédito das fotos; Setor de Comunicação URI Erechim (2).jpg