A+ A- texto
normal

PROETANOL- RS

Data: 17/05/2018

Na manhã desta quarta-feira (16) o Prefeito Municipal Claiton dos Santos Brum juntamente com o Vice-Prefeito Giovan André Sperotto receberam no gabinete a visita do Gerente da COOPERALFA Volmir Dal Magro, Prefeito Municipal de Gaurama Leandro Puton, Supervisor de micro região da EMATER/ASCAR Valdir Zonin, Extensionista da EMATER/ASCAR de Viadutos Léia Hausen, Representante da Diretoria da COOPERALFA Jorge Brock, Ex-Prefeito de Viadutos Juvelino Baldissera, Secretário Municipal de Educação Cultura e Desporto Neri Demarco e o Assessor de Gabinete José Peracchi para debaterem o assunto do PROETANOL- RS.

Após as boas vindas do Prefeito Claiton, foi feita a explanação sobre o programa Pró Etanol- RS, desde seu início, e a possibilidade de liberação dos recursos do BRDE.

A COOPERALFA foi convidada para apresentação do Programa para ser uma possível investidora da futura implantação da indústria de bioetanol.

O programa de Produção de Etanol Amiláceo pretende habilitar o estado para estimular a produção de etanol amiláceo e coprodutos onde envolve as indústrias produtoras, os agricultores produtores de matérias-primas, os transportes, os distribuidores do etanol, as cooperativas, os cerealistas, os armazenadores, os consumidores dos produtos, as instituições públicas e privadas de ensino, as entidades representativas dos agricultores, secretarias de governo e demais entidades.

Entende-se por amiláceas as matérias-primas, principalmente os cereais e tubérculos como o sorgo granífero, triticale, arroz, batata-doce energética, centeio, cevada, dentre outros.

O PROETANOL-RS tem por objetivo ampliar a produção de etanol no Rio Grande do Sul, gerando emprego e renda e estimulando o desenvolvimento regional.

No Brasil ainda engatinhamos em etanol amiláceo, tendo apenas uma planta industrial em funcionamento em Lucas do Rio Verde (MS), e uma unidade experimental junto à UFSM – Universidade Federal de Santa Maria que abastece os veículos próprios.

Na questão econômico-social se comparado com o combustível fóssil não renovável gasolina, o etanol amiláceo gera 113% a mais de empregos e 35% a mais de PIB, além do fortalecimento local e regional já que cerca de 80% do valor agregado pelas Biodestilarias circula na região.

A importância ambiental não só está relacionada pela produção de um combustível menos poluente que a gasolina, mas também pelo fato das BIOUSINAS propostas apresentarem tecnologia de circuito fechado e reaproveitamentos, sem geração de resíduos e contaminantes ambientais.

Gallery big c0ec77af3bdf5bb36f4cd778f85131bd