Projeto Educação Fiscal 2017

Data: 05/07/2017

Nesta segunda feira dia 03 de julho, o Prefeito Municipal Claiton, Vice-Prefeito André, Secretário de Educação Cultura e Desporto Neri, Assessora Pedagógica Silvia e Secretária Municipal de Finanças Odete, estiveram visitando as escolas do Município para divulgar o programa Educação Fiscal. Este ano com o tema: Cidadania em construção: semeando competências, despertando consciências. Durante as visitas foi entregue uma régua de 20 cm e flexível aos estudantes e uma caneta aos professores para divulgação dos programas. Falaram sobre a importância dos tributos para que o município possa desenvolver ações na saúde, educação e serviços aos cidadãos.

O Projeto Educação Fiscal considera que os conhecimentos sobre a função social dos tributos asseguram a capacidade do exercício da cidadania vinculada ao desenvolvimento econômico do Estado e a distribuição justa dos recursos públicos para todos. Sendo assim, é processo de inserção e resgate de valores na sociedade. Para a compreensão desse conteúdo é necessário que os conhecimentos sejam vivenciados nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares inseridos no projeto pedagógico das escolas e trabalhados de forma integrada aos conteúdos programados dos componentes curriculares.

Este ano o projeto visa além de conscientizar o cidadão no que diz respeito ao cadastro na Nota Fiscal Gaúcha - NFG, fazer com que os estudantes levem às suas famílias informações sobre o cuidado com o meio ambiente, tendo ações sustentáveis em casa e na sociedade, também o despertar da solidariedade como cidadão consciente.

As escolas participantes são: Escola Municipal de Educação Infantil, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Escola Estadual de Educação Básica Viadutos. Totalizando mais de 800 estudantes e professores. Cada uma desenvolvendo atividades de acordo com a faixa etária de seus estudantes. De forma interdisciplinar cada professor busca ao longo do projeto trabalhar as noções citadas.

Além do Projeto nas Escolas, foram apresentados também na Câmara Municipal para os Vereadores  o Projeto Educação Fiscal, Nota Fiscal Gaúcha e Campanha Sua Nota Fiscal de Produtor Vale Prêmios que é através dos mesmos que se consegue ter uma amplitude maior pois eles tem um contato maior com o povo.

A Administração Municipal deixa a seguinte mensagem:

-“Ter consciência fiscal é fazer-se presente, desenvolver espírito crítico e participativo, comprometer-se e entender que, ao exercermos nossos direitos e deveres, temos nossa cidadania garantida”.

Gallery big b7c3cf7f7940988963132ebb5c7f50ef
BANNERNFG.png