ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAL DE VIADUTOS TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FISCAL 2017

Data: 05/06/2017

CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO: SEMEANDO COMPETÊNCIAS, DESPERTANDO CONSCIÊNCIAS.

Ao iniciar o ano letivo em março corrente, as equipes diretivas das escolas municipais e estadual, bem como coordenadores pedagógicos, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto e apoio da Secretaria Municipal de Finanças,  elaborou o projeto de Educação Fiscal de 2017 com o tema: “Educação Fiscal 2017: Cidadania em construção: semeando competências, despertando consciências”.

O Brasil é o País de  maior biodiversidade do planeta, porém as drásticas alterações que o homem provocou no meio ambiente dizimaram milhares de espécies e estão comprometendo o próprio futuro da humanidade.

A Escola nesse sentido, não pode conviver com esse quadro apresentado. Devemos sempre acreditar na imensa capacidade da espécie humana de reverter suas próprias enfermidades. A Educação Fiscal é uma das maneiras de modificar  essa realidade. Uma educação capaz de contribuir para a formação de uma nova ética planetária em que o humano, e tudo o que é vivo, se sobreponha à exploração irracional do capital.

Assim que o projeto foi levado aos professores sofreu algumas alterações para se adequar a cada realidade escolar, de acordo com as etapas atendidas em cada educandário  os estudantes já estão realizando atividades, estudos e ações locais de preservação, solidariedade e de ética cidadã. Além disso informações como: compreender que o pagamento do imposto é necessário para a construção de uma sociedade mais justa e que nos dias atuais é importante saber economizar e programar os investimentos para não faltar futuramente. Outra ação importante é o cadastro de alunos, pais, professores e funcionários e população ainda não cadastrados junto a Nota Fiscal Gaúcha para concorrer mensalmente aos sorteios realizados pela Secretaria Estadual da Fazenda, também estão sendo rotina nas escolas do município.