Prefeito de Viadutos participa de Seminário de Bioenergias e Proetanol

Data: 13/11/2015

Durante as programações da Frinape 2015, o Prefeito Municipal Jovelino José Baldissera e o Vice Prefeito José Peracchi juntamente com o representante da Emater/AScar de Viadutos Hernandes Rebelatto, participaram do Seminário Bioenergias e Proetanol, que reuniu em Erechim mais de 300 pessoas, entre técnicos, pesquisadores da Embrapa, produtores e lideranças, no CTG Sentinela da Querência, na manhã da ultima terça-feira (10/11).

O programa vem gerando expectativa de aumento de renda, diversificação de atividades para os produtores, desenvolvimento das regiões e incremento de recursos para o Estado. A aposta de técnicos e pesquisadores está nas culturas rústica do sorgo, triticale, arroz gigante e batata-doce como matéria-prima para o etanol amiláceo. O programa prevê a construção 12 biorrefinarias no Estado.

Na ocasião, o Prefeito Jovelino José Baldissera e o Vice Prefeito José Peracchi  estiveram presentes no evento demonstrando inclusive interesse no assunto e especialmente na possibilidade de implantação da  proposta no Município. “Para Viadutos a proposta é de extrema importância e valor econômico e social. Por isso nosso interesse foi registrado juntamente com o apoio da Emater para que as propostas sejam friamente estudadas e que Viadutos possa fazer parte deste crescimento regional”, salientou Baldissera.

Na sequência, foram realizadas palestras técnicas. O agrônomo da Emater/RS-Ascar e coordenador do Proetanol/RS, Valdir Zonin, apresentou um panorama da produção e demandas nacional e mundial do etanol, além dos requisitos para que a região do Alto Uruguai possa ter uma das usinas e as culturas do etanol. De acordo com Zonin, entre as metas do programa, está a produção de 1,6 bilhão de litros de etanol amiláceo por ano. "Com essa produção, o Rio Grande do Sul deixaria de importar e assim o Estado também ganharia com ICMS", avalia. De acordo com Zonin, o programa é promissor, mas é preciso apoio da região, entidades e dos produtores.

Gallery big d44ec0bf139fb177d6c734276c6e7320
pe2g.gif