Leite é tema de Dia de Campo em Viadutos

Data: 02/10/2015

O Dia de campo sobre leite reuniu mais de 100 produtores, beneficiários da Chamada Pública do Leite, de Viadutos, Carlos Gomes, Centenário, Gaurama e Marcelino Ramos, na quarta-feira (30/09). O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, através do Escritório Municipal de Viadutos, com apoio da Prefeitura. O evento contou com a participação do assistente técnico estadual da área de Bovinocultura de Leite, Jaime Ries.

Na parte da manhã foram realizadas palestras técnicas sobre os temas irrigação em pastagens, construção e funcionamento de carneiro hidráulico e compactação do solo em piquetiamento e em gramíneas anuais. À tarde foi realizada a abertura oficial, no ato o vice-prefeito e secretário de agricultura, José Peracchi, destacou a relevância da agricultura familiar na arrecadação dos pequenos municípios, bem como da diversificação da produção e a importância das parcerias para melhor utilização dos insumos disponíveis nas propriedades,a exemplo das Famílias de Mauro e Silvia Bet que com a suinocultura dispoe de abudo liquido e seu vizinho Zelindo e Ana  Lorenzetti e Familia com a produção de gado de leite. Na sequência dos trabalhos, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Alceu Lira, fez um relato sobre a propriedade do agricultor e falou da construção do carneiro hidráulico, enquanto o agrônomo Valmir Dartora deu orientações a respeito de pastagens e a Hidroplan sobre a irrigação. Na avaliação do extensionista do Escritório Municipal de Viadutos, Hernandes Rebelado, o evento foi muito positivo. "O leite é uma atividade presente em grande número das propriedades e o resultado é imediato, com uma renda mensal. Após a realização deste evento, muitos produtores poderão colocar em prática, em suas propriedades, e ver os resultados não somente na produção, mas também na qualidade do leite e um melhor aproveitamento das áreas destinadas à produção leiteira", completou. Chamada Pública do Leite A Emater/RS-Ascar executa a Chamada Pública do Leite em todo o Estado, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que visa promover uma agricultura sustentável na cadeia produtiva. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, os extensionistas prestam orientação para 500 famílias, pelo período de três anos, em 23 municípios da região do Alto Uruguai. Têm prioridade os agricultores que correm o risco de abandonar a atividade por falta de assistência técnica e social. A atividade leiteira, com produção de mais de 18 milhões de litros/mês, é uma das principais atividades econômicas da região do Alto Uruguai.

Texto e Fotos: Emater/Ascar Viadutos

Gallery big 433d4111069208f9c65f310d9b06a7fb