Saltar para o corpo principal da página

Febre Aftosa: 1ª dose somou mais de 16 mil vacinas em Viadutos

Data: 05/06/2014

Desde o início do mês de maio, está sendo realizada pela secretaria de Agricultura a entrega das vacinas contra a Febre Aftosa. As vacinas foram retiradas pelos produtores junto a Secretaria e outras entregues nas comunidades. A campanha é realizada anualmente em duas etapas e busca a conscientização e prevenção da doença. Durante o mês de maio é realizada a 1º etapa da vacinação em animais de 1 dia de vida até os animais em produção, na 2º etapa que se dará em novembro, será feita a reaplicação da vacina em animais até 24 meses (2 anos).

Nesta primeira etapa, foram totalizadas cerca de 16 mil vacinas, 14.400 pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e 2 mil compradas pelos agricultores não cadastrados.

Segundo o técnico agrícola de Viadutos, Rudinei Luiz Basso, a campanha teve uma boa realização no município e atingiu os objetivos. “Mesmo com o novo sistema repassado pelo governo de que o produtor teria de retirar suas doses e posteriormente protocolar junto a inspetoria, a realização da vacina atingiu as nossas expectativas. Tanto que, apenas 41 produtores não adquiriram as doses. Mas, estas já estão sendo entregues aos produtores em casa”, diz.

O Rio Grande do Sul é considerado um estado livre de Febre Aftosa com vacinação, o que garante essa condição ao estado são as campanhas realizadas em duas etapas por ano.

Segundo Basso, devido o município ter uma atividade agrícola/pecuária como base da econômia, existe um grande incentivo por parte do poder público municipal em garantir a sanidade do rebanho do município. “Atualmente existe uma conscientização muito grande por parte dos produtores rurais sobre a importância da vacinação em seus rebanhos”, explica.

A Febre Aftosa é uma doença de grande importância no status sanitário do cenário nacional, envolvendo principalmente aspectos financeiros a economia nacional. Sendo assim, a participação das propriedades na campanha de Vacinação da Febre Aftosa para sua erradicação é a garantia de rebanhos saudáveis, promovendo uma grande garantia de saúde.

 

 

 


Arrow_Owl
Gallery big b54e942755701ef3051defd75a1c66a8
DSC03208.jpg