I Encontro de Famílias do PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

Data: 11/08/2015

Aconteceu no dia 05/08/2015, na Câmara Municipal de Vereadores, o I Encontro de grupos de Famílias do PAIF do CRAS de Viadutos. Neste dia, a equipe técnica do CRAS, composta pelas assistente sociais Graziela Arruda e Luana Detoffol Bez e as psicólogas Ivana Roberta Kipper e Laila Seganfredo, apresentaram a proposta de trabalho às famílias que estiveram presentes no encontro.  Na ocasião, foi abordado como tema o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Brasil, e como se dá o trabalho do CRAS e do PAIF no município. Também estiveram presentes,  a Coordenadora Dolizete Maria Stolarski, a Secretária Municipal de Assistência Social Karine Delevatti, o Prefeito Municipal Jovelino José Baldissera e o Vice Prefeito José Perachi.

O PAIF tem por objetivos:

- Fortalecer a função protetiva da família e prevenir a ruptura dos seus vínculos seja estes familiares ou comunitários, contribuindo para melhoria da qualidade de vida nos territórios;Ø  Promover aquisições materiais e sociais, potencializando o protagonismo e autonomia das famílias e comunidades;

-Promover acessos à rede de proteção social de assistência social, favorecendo o usufruto dos direitos socioassistenciais;

-Promover acessos aos serviços setoriais, contribuindo para a promoção de direitos

-  Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

Portanto, são os objetivos do PAIF os principais elementos a serem considerados ao se formatar a acolhida, planejar as oficinas com famílias, subsidiar as ações particularizadas, avaliar os impactos de uma ação comunitária ou de um encaminhamento realizado, por exemplo. Por fim, o encontro contou com a participação ativa dos usuários da política de assistência social, os quais foram prestigiados com uma apresentação artística de mágica, que animou e encantou a todos que estavam presentes. A equipe do CRAS agradece o envolvimento de todos, o espaço cedido pela Câmara Municipal de Vereadores, bem como o apoio da Administração, principalmente de nossos usuários. O próximo encontro será dia 02/09/2015, no mesmo local e horário.

Gallery big cfdb56f2208239d11a2fb8230a9b328a
DSC_3297.JPG