Iº Seminário Municipal do Leite integra o produtor a cadeia produtiva

Data: 22/05/2014

Produção, discussões, técnicas e números foram às pautas do seminário de cadeia leiteira, realizado na quarta-feira (21) em Viadutos. O 1º Seminário Municipal do Leite aconteceu no anfiteatro, na ocasião estiveram reunidos mais de 250 produtores dos municípios de Gaurama, Carlos Gomes, Marcelino Ramos, Severiano de Almeida e Três Arroios e de Viadutos.

A programação começou logo cedo com a abertura feita pelo Secretário da Agricultura Evandro José Baldissera. Em seguida os pronunciamentos do gerente regional da Emater,  Valmir Dartora e do Prefeito Jovelino José Baldissera deram inicio as atividades. Jovelino, salientou a importância da atividade leiteira no município, na região e no país, dando enfoque especial para os pequenos produtores. “Esta é a atividade que representa o sustento de muitas famílias, toda a renda é destinada para as despesas mensais que as propriedades rurais possuem”, explica.

Já, Dartora salientou a importância da cadeia produtiva. “Por ser uma cadeia curta, ou seja o dinheiro que o produtor recebe da atividade na sua grande maioria é gasto no próprio município e com isso quem ganha é o comércio local. Pois são estes recursos que movimentam toda região”, explica ele.

O chefe do escritório Municipal da Emater o Sr. Hernandes Peri Rebelato, falou das atividades que são desenvolvidas pelas Secretaria  da Agricultura e Meio Ambiente e Emater e destacou a importância da integração destes órgãos para buscar soluções para os agricultores. “Precisamos estar sempre apoiando os produtores de uma forma positiva. A ordem é estar sempre unindo os órgãos para que os nossos recursos sejam sempre melhorados”, diz.

O evento ainda contou com o pronunciamento do extencionista da Emater, Alceu Lira que fez um diagnóstico da Cadeia produtiva no Município, expondo dados referentes a atividade leiteira. “ O Município possui 275 produtores na atividade e que produzem uma média mensal de 1.194.270 litros, com 3.523 vacas,  então os pequenos produtores precisam ter por meta almejar um crescimento cada vez maior”, diz.

Em seguida o médico veterinário, Marcelo Maronna Dias palestrou sobre a importância do melhoramento genético, controle de doenças do rebanho e reprodução animal.  Durante a tarde o Engenheiro Agrônomo da Emater, Bruno Utermoehl, falou dos programas das políticas publicas do Governo do Estado na área da irrigação, pronunciamento que encerrou o seminário.

O secretário,Baldissera, reforçou que a primeira edição do Seminário foi um sucesso. Disse também que daqui para frente todas as questões ligadas ao fortalecimento do produtor receberão mais importância e terão sempre espaços para discussões e análises. “Queremos voltar a realizar este Seminário e fazer dele um evento anual. Para Viadutos e para toda a nossa região é muito importante discutir e avaliar juntos a situação da nossa produção e da nossa agricultura”, explica. Para Evandro, o evento superou as expectativas e acrescentou de uma forma muito positiva o dia a dia dos produtores. “Eles entenderam fatores importantes e puderam tirar suas dúvidas. Então certamente as técnicas serão melhoradas e consequentemente a produção”, completa.

Gallery big 275b0e83440bb74b699d5b9e32d1e70f
Com mais de 250 produtores da região, o evento trouxe em pauta a produção e os cuidados com a cadeia leiteira