FZ Biorrefinaria de Etanol é Lançada Oficialmente em Viadutos

Data: 29/01/2024

O ato foi realizado no Auditório da Prefeitura Municipal, na última sexta-feira, 26/01, e foi prestigiado com a ilustre presença do excelentíssimo Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Geraldo Alckmin juntamente com a Segunda-Dama do país Lu Alckmin. Contou ainda com a participação dos parlamentares gaúchos, Senador Luiz Carlos Heinze, Deputada Federal Denise Pessoa e Deputado Estadual Paparico Bach. Também participaram da mesa de abertura Eleandro Goulart da Olding Conexão Sul Brasil S.A., representando os investidores, o Engº Agrônomo Valdir Pedro Zonin e Empresário José Fortunati, ambos sócios/administradores da FZ Biorrefinaria de Etanol, o Prefeito de Viadutos Claiton dos Santos Brum e o Vice-Prefeito de Viadutos Giovan André Sperotto. A Primeira-Dama de Viadutos Ana Paula Cadore e a Segunda-Dama de Viadutos Ananda Petik também acompanharam o evento e muito bem representaram o público feminino. O auditório também esteve representado por mais de 100 entidades estaduais, da região e município, dentre elas, o presidente do PSB/RS Mario Bruck, representações do Governador Eduardo Leite, de parlamentares federais e do estado, EMBRAPA-PF, empresas do ramo de tecnologia-integração-construção, presidentes de associações de municípios, entidades regionais diversas, prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores, dirigentes partidários, dentre outros.

A EMATER/RS-ASCAR prestigiou o evento estando representada pelos seguintes colegas: Diretor Técnico em Exercício Marcelo Brandoli, Gerente Regional Fernanda Tacca Angonese, Gerente Adjunto André Gazzoni, Coordenadora do Cetre Rosaine Baldissera, Chefe do Escritório da Emater Viadutos Hernandes Rebelato, e ainda pelos extensionistas Adriano Szynkaruk e Gilberto Tonello.

Em seu pronunciamento, o Vice-Presidente Alckmin destacou a importância do empreendimento para Viadutos, Região Norte/Nordeste do nosso estado, bem como da contribuição estadual com a geração de mais de 150 milhões de lt/ano de etanol. Destacou também as 100 mil toneladas de DDGs muito importantes para as cadeias animais com o coproduto altamente proteico, além da produção também de óleo de cereais, energia elétrica e CBios. Alckmin também falou das intenções nacionais em aumentar o percentual de etanol na gasolina e também iniciar a expansão da bioquerosene verde para aviação, a partir do etanol, enfatizando que “esse é o principal desafio do Brasil e planeta no sentido de contribuir com os programas globais de descarbonização, onde o etanol é um dos principais componentes desta caminhada”.

Por sua vez a FZ Biorrefinaria de Etanol, através dos seus representantes José Fortunati e Valdir Zonin, destacaram a situação atual do empreendimento a ser implementado a partir deste momento, bem como a necessidade do engajamento dos 42 municípios de abrangência no incremento de matérias primas, já que serão necessárias 350.000 toneladas/ano do produto. Serão priorizados pela FZ Bio, os cereais de inverno já que mais de 50% das áreas agricultáveis estão ociosas neste período, dentre elas, o trigo, triticale e cevada. O sorgo granífero de safrinha (janeiro a maio), por ser rústico, precoce e produtivo também será fomentado. Já no verão a aposta principal é no incremento de milho, até por ser uma cultura muito necessária nos sistemas de rotação. Também a necessidade deste mesmo empenho na contínua expansão e implementação de novas florestas de biomassa nesta região. Ao todo o projeto irá oportunizar a cerca de 10.000 famílias de pequenos e médios produtores rurais em sua área de abrangência, na opção por novas alternativas de cereais. Em seu pronunciamento, Zonin destacou a importância da parceria da FZ Bio com a EMATER, principalmente nos serviços de classificação destes cereais e no fomento e incremento de áreas e produção. A usina irá proporcionar mão-de-obra para cerca de 1.000 pessoas durante a construção, e na operação 150 empregos diretos na fábrica e 450 indiretos.

Eleandro Goulart destacou o empenho da Olding Conexão Sul Brasil S.A. em viabilizar a captação de recursos privados junto aos investidores internacionais, dizendo que “já podemos acelerar as demais etapas do projeto”. Serão R$ 800 milhões a serem investidos em Viadutos em 2024 e 2025. O prefeito de Viadutos Claiton Brum, por sua vez, agradeceu a presença das autoridades, bem como de todas entidades, lideranças, empresas parceiras e participantes, por esta inédita conquista para o município, tanto pela usina, quanto pela presença do Vice-Presidente.

O evento contou com a assinatura de dois contratos da FZ Bio, com a empresa de tecnologia Katzen International/EUA e empresa integradora de projetos de engenharia APLUS/SC. Após o encerramento, o Vice-Presidente atendeu à imprensa presente, se dirigiu a um rápido coquetel no Gabinete do Prefeito, fez umas fotos com a comunidade presente e retornou a Brasília.

Gallery big decd773121418d67b95029537fc6a66a
DJG01280 - Copia.JPG