Município de Viadutos decreta Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por Estiagem

Data: 02/03/2023

Segundo informações do levantamento de perdas realizado pela Emater, o Município de Viadutos apresenta um cenário atual de crise decorrente do déficit hídrico que atingiu o ciclo cultural das culturas de verão na safra 2022/2023. A partir do mês de dezembro onde houve redução de precipitações, se agravando nos meses de Janeiro e continuando em fevereiro 2023. Neste ano (até o dia 16 de fevereiro) registrou-se apenas 101mm de chuvas isoladas em algumas regiões, ocasionando perdas nas lavouras de milho, soja, feijão safrinha e erva-mate e nas atividades que envolvem a bovinocultura de leite.

O Decreto de Situação de Emergência pode ser acompanhado na íntegra pelo link https://viadutos.cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=8055&cdDiploma=202300005&NroLei=005&Word=&Word2=

As perdas mais significativas ocorrem nas culturas de soja e milho, sendo ambas extremamente relevantes para a economia do município, onde houve queda na produção e na qualidade do produto em virtude do evento climático.

A cultura do milho está em fase de formação de grãos até a fase de colheita as lavouras que estão em desenvolvimento sentem a falta de água e sofrem com as altas temperaturas e as já colhidas ou maduras por colher, além de terem redução de produtividade, também apresentam grãos pequenos mal formados e pouco peso.

A cultura da soja que está em fase de floração e formação de grãos é a que apresenta maior prejuízo pois sofre com o calor excessivo e os prejuízos cada vez aumentam mais.

As atividades que envolvem animais também estão sendo prejudicadas, tanto pelo estresse térmico, como também com a falta de água em algumas propriedades que precisam solicitar ao poder público municipal auxílio para a entrega de água para dessedentação animal, visto que os reservatórios já estão em baixo nível ou sem água, além da falta de alimentos, pois a grama e as pastagens pararam de crescer e o pouco que resta é fibrosa de má qualidade.

Os prejuízos são observados em todas as localidades  do município, as quais apresentam perdas variáveis, com situações mais graves em algumas regiões onde não ocorreu nenhuma precipitação durante o mês de dezembro até o momento.

As perdas estimadas são irreversíveis, podendo ser agravadas conforme as condições climáticas futuras se consolidarem.

No que se refere especificamente às culturas já citadas os dados levantados na última avaliação realizada nesta semana mostram uma estimativa de perdas para os principais produtos agropecuários do município. Confira a tabela abaixo:

Informações: Levantamento de perdas realizado pela Emater.

Fotos: Arquivo Emater.

Gallery big b80c855edba28045566453cf6791745e