Estação Férrea é Palco da IV Feira do Livro na 7ª Expo Feira

Data: 13/03/2015

As festividades da Expo Viadutos foram marcadas também por momentos de muita cultura e emoção. Logo na sexta-feira (6), primeiro dia do evento, deu-se a abertura da IV Feira do Livro “Estação do Saber”, na Estação Ferroviária do Município.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Secretária Professora Sônia Lara Zordan e contou com a parceria com a Secretaria de Obras com o Secretário Diego Luiz Ortigara que, com sua equipe, revitalizou o entorno da antiga Estação. Na ocasião, estiveram presentes autoridades locais e regionais, além dos anfitriões do momento: os ferroviários que trabalharam na Estação desde o início do seu funcionamento, em meados de 1912. Segundo o Prefeito Jovelino Baldissera, a estação férrea já estava abandonada há muito tempo e muitos eram os projetos de reestruturação do local.

“Graças a Deus e ao esforço de muita gente, secretarias e funcionários, conseguimos realizar na nossa administração este importante restauro que traz à tona a história de trabalhadores, a minha própria história e a história de Viadutos”, disse. O evento contou com a participação do Grupo Italiano de Viadutos.

Os trabalhadores ferroviários, segundo a professora Sônia Lara Zordan foram a peça principal do evento. Vários ferroviários e familiares foram homenageados pela Secretaria Municipal de Educação. “Restaurar a Estação Férrea  era um sonho: meu,  do Prefeito Jovelino, destas pessoas que trabalharam anos e lutaram muito para fazer Viadutos se tornar o que se tornou hoje e de toda a comunidade local. Por isso para a Secretaria de Educação e  toda a Administração é um momento que ficará marcado na 7ª Expo Viadutos e na história deste Município”, disse.

Os alunos das escolas Municipais e Estadual  também participaram  e foram incentivados a conhecer e levar para o dia a dia a história de Viadutos. “É importante que os estudantes, além de prestigiar este momento, respeitem o  passado e construam um lindo futuro. Esta Estação é um espaço que congrega muitos saberes, pois os homens, vivos ou mortos que aqui trabalharam já o consagraram”, completou a Secretária.

Após a cerimônia todos puderam prestigiar a mostra de fotografias e objetos antigos, como também adquirir livro das Livrarias que expunham no local, bem como visitar a Carreta Cultural do SESI, que permaneceu os dias da Feira estacionada  nos 3 dias de Feira.

Encontro de Escritores e Pesquisadores

Às 14 horas, reiniciaram os trabalhos da Feira do Livro, com a presença de autores locais: Adão Jaguzewski, Almir Piovesan, Darci Puton, Neusa Marina Rodrigues, Neri Cenzi, Osmar Veronese, Zilda Olinda Sgarbi, Alan Asturian e Rosane Detofol.

Foram apresentados, através de painéis, as obras e trabalhos de cada autor, tendo por mediadora a Professora Maria Elisa Zordan Franceschi.

A platéia presente contava com os professores das Escolas Municipais e Estaduais, bem como a comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de conhecer os autores, suas obras e fazer questionamentos. Pelo espaço de duas horas e trinta minutos foram efetivados os trabalhos da tarde, sendo que ao final todos foram presenteados com uma ponte férrea em miniatura, artesanato confeccionado pelo casal Adilson e Lourdes Basso. Após a visitação, foi oferecido um coffee break aos participantes. “Podemos resumir a tarde como um momento de encantamento e pura emoção. Foi mais um evento que marcará a história do Município”, disse a Secretária de Educação Cultura e Desporto.

Gallery big f9ec3cbc359959e865733d66335b9d55