II Seminário Municipal do Leite na 7ª EXPOVIADUTOS

Data: 21/01/2015

A falta de uma política clara para o setor e mesmo da organização dos produtores para que possam produzir com segurança e qualidade, tem desestimulado o aumento da produção e produtividade do leite. Fato que vem causando um retrocesso em termos de ganho genético, o que diga-se, é um investimento a longo prazo. Tudo isso, tem causado uma preocupação bastante grande junto à Secretaria de Agricultura e Emater de Viadutos.

O Município já investe no melhoramento genético a mais de 20 anos e os recentes indícios de fraude do leite, junto com a irresponsabilidade de muitas empresas, que não assumem o papel de parceiros dos produtores rurais, levaram a Secretaria de Agricultura e Emater, juntamente com a Associação dos produtores de Bovinos de Leite a realizar o II Seminário Municipal do Leite. O mesmo será no dia 7 de Março, concomitantemente com a realização da 7ª EXPOVIADUTOS que acontecerá entre os dias 6 a 8 de Março.

O seminário terá por objetivo, discutir formas de esclarecer o papel de cada um na cadeia produtiva do leite, evitando-se assim que por qualquer motivo o produtor fique com o leite na propriedade e ninguém assuma a responsabilidade de indenizá-lo, como normalmente ocorre em qualquer relação comercial onde cada um tem seu papel definido e sua responsabilidade.

O evento contará também com uma palestra do Médico Veterinário doutorado em Virologia e Supervisor Regional da CRI Genética Brasil, Marcelo Maronna Dias, que falará sobre Manejo Sanitário e Reprodutivo de Bovinos de Leite, um dos gargalos para o aumento da produtividade e a qualidade do leite no município.

Os produtores de Viadutos interessados em participar do Seminário deverão inscrever-se junto a Emater e Secretaria de Agricultura até o dia 23 de Fevereiro. Após esta data serão abertas as inscrições para os demais produtores da região. As inscrições serão gratuitas. Maiores informações pelos telefones (54) 3395-1122/ (54) 9932-6615/ (54) 3395-1563.

Fonte:

Alceu Lira – Extensionista da EMATER ASCAR Viadutos