MINI TARDE DE CAMPO - REDUÇÃO DAS PERDAS NA COLHEITA

Data: 08/12/2020

Foi realizada na última quarta-feira, 02/12, em Viadutos na Localidade de Linha Monte Claro, propriedade de Gildo e Rodrigo Cozer, uma atividade experimental avaliando a redução das perdas na colheita em lavoura experimental de trigo.

Apesar da baixa produtividade da lavoura em função da estiagem prolongada, foi possível testar a metodologia aplicada em uma colhedora JD 1175 do agricultor Valter Luiz Zonin. A Inovação tecnológica é patente do empresário Olmiro Lovatto da Inova Implementos Agrícolas, localizada em Viadutos. A novidade refere-se à adaptação e pequena modificação no saca-palha e peneiras da colhedora, sem modificações na estrutura básica da máquina, fazendo com que a palha seja melhor distribuída e não arraste grãos para fora.

A atividade foi acompanhada pela EMATER/RS-ASCAR/SEAPDR através do Supervisor Regional Engº Agrº Valdir Pedro Zonin e da Extensionista local da EMATER Viadutos, Daiane de Mattos. Também acompanharam a experimentação, o Secretário Municipal da Agricultura de Viadutos, José Antônio Olkoski, e os proprietários da lavoura Gildo e Rodrigo Cozer, dentre outros.

A metodologia utilizada pela EMATER e Secretaria Municipal da Agricultura, foi a de acompanhar a colheita, fazendo amostragens com a utilização de um coletor de palha e grãos adaptado após o saca-palha da colhedora. O coletor de 30 cm de largura absorvia palha e possíveis grãos perdidos, em 30 metros lineares colhidos para cada amostragem. Foram feitas 5 amostragens, onde foi coletado uma média de perdas, verificada "in-loco", de 02 grãos por amostra. Conforme o Agrônomo Zonin, mesmo com o específico baixo do cereal, foi considerado neste caso, o peso de 1000 sementes em 35 gramas que é a média na região. Neste caso foi possível observar uma perda média de 2 grãos por amostragem de 1,17 m2, ou seja, de 17.094 sementes por hectare (10.000m2). Número esse equivalente a 598 gramas de grãos perdidos por hectare, pouco mais de 1/2 kg. Considerado um resultado fantástico, perante os mais de 100 kg de grãos de trigo perdidos em média na nossa região e no estado.

Para o Secretário Municipal da Agricultura José Antônio Olkoski, o excelente resultado onde iremos continuar os testes também nas culturas de milho e soja, faz com que tenhamos que repensar o que estamos fazendo com as nossas colheitas e perdas exageradas. Certamente, em comprovando a viabilidade desta inovação, estaremos incentivando para os demais agricultores a adoção dessa tecnologia. Sendo um grande ganho futuro no município.

Já o empresário Lovatto, que possui várias patentes dessa tecnologia, garante o funcionamento e viabilidade da mesma, dizendo estar pronto para todas as adaptações que forem necessárias nas mais variadas colhedoras de uso na região. O custo é compatível, onde o custo das adaptações se paga apenas com a economia das perdas de um ano de colheita.  Segundo ele, "chega de perder produto".

Texto: EMATER/VIADUTOS

Gallery big 48dddfa45efe13fecc9dc83e231f16d6