Programa “Alfa” forma 12 alunos no interior de Viadutos

Data: 07/10/2014

“Alfabetizando para Profissionalizar”, este é o principal objetivo do Programa ALFA, realizado na Comunidade do Rio Marcelino, interior do Município de Viadutos. A formatura dos 12 alunos ocorreu junto ao Salão da Comunidade, na noite de segunda-feira (6).

O programa realizado pela Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viadutos, Emater/Ascar Viadutos, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Sindicato Rural de Viadutos. As aulas iniciaram no mês de Abril, e foram finalizadas em Setembro deste ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental do Rio Marcelino em Viadutos.

Segundo a Secretária de Assistência Social Laura Offemann, o Senar adota uma concepção que associa a educação ao trabalho, fazendo com que seus programas sejam desenvolvidos de forma abrangente. “O Programa Alfa reúne a formação profissional rural e a promoção social, chegando até às comunidades rurais, com um conjunto de atividades de caráter eminente humano”, disse. A secretaria comentou ainda, que a capacitação para trabalho é desenvolvida por práticas educacionais visando sempre a alfabetização do produtor rural.

Na ocasião, os formandos receberam seus diplomas pelas mãos do Prefeito Municipal Jovelino José Baldissera, escolhido como Paraninfo da turma. Baldissera realizou seu pronunciamento dizendo a todos sobre a importância da qualificação. “É muito bonito saber que podemos melhorar nossa educação a cada dia, e que o nosso trabalho traz resultados. Eu bem sei o quanto é difícil viver no campo, mas as oportunidades devem ser aproveitadas e graça a Deus a Administração como um todo pode proporcionar isso a vocês”, disse.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal e sua Esposa Mercedes Baldissera, o Vice-prefeito José Perachi, o Supervisor Regional do Senar Gelson Dal Belo, Secretária Executiva do Sindicato Rural de Erechim Diva Picoli, a Coordenadora Pedagógica Marcia Nonnenmacher e a Professora da turma Ines Bielski, estes compuseram a mesa das autoridades. Os formandos contaram ainda com a presença da Secretaria de Educação Sônia Lara Zordan, Secretária de Administração Talita Bellé, Secretário de Saúde André Sperotto, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viadutos Natanael Sganzerla, Extensionista da Emater/Ascar de Viadutos Léia Hausen e representando a Secretaria de Assistência Social a coordenadora dos Clubes de Mães de Viadutos Ivani De Marco.

Foi realizada na cerimonia, a entrega dos diplomas aos alunos e posteriormente a conquista foi comemorada com um coquetel no Salão da Comunidade do Rio Marcelino.

Entenda o programa Alfa

O programa Alfa busca oportunizar para adultos do campo com baixa escolaridade a chance de aprender a ler e escrever, além de participar de cursos de formação profissional do Senar-RS.

São 210 horas de alfabetização, complementadas por dois cursos regulares. O público-alvo são os produtores e trabalhadores rurais. O programa tem o propósito de promover a alfabetização para que posteriormente, os alunos possam participar de outras oportunidades profissionalizantes oferecidas pelo SENAR.

Gallery big 5c08674f32a41c5503d65bb610689dae