COMITIVA DO ALTO URUGUAI NO SEMINÁRIO ESTADUAL DO ETANOL

Data: 20/02/2020

Esteve representando o Alto Uruguai, na última quinta–feira (13), em Campo Novo-RS, na ExpoAgro Cotricampo, Comitiva de Viadutos-RS, liderada pelo Eng. Agrº Valdir Zonin, Coordenador do Pró-Etanol/RS.

Nesta ocasião ocorreu a realização do Seminário Estadual do Etanol, que contou com a COTRICAMPO, entidade promotora do evento, e de um painel de debates e discussões com os seguintes debatedores: Miguel Daoud do Canal Rural, Secretário de Estado da Agricultura Covatti Filho, Presidente da Frente Parlamentar do Etanol Deputado Elton Weber, Coordenador Estadual do Pró-Etanol/RS Engº Agrº Valdir Zonin, Chefe da Embrapa Trigo Engº Agrº Jorge Lemanski e Julio Waszak do Grupo Wasz Equipamentos. Estiveram presentes também Prefeitos das regiões com Projetos de Biorrefinarias de Etanol, Universidades, Farsul, Fetag, Secretários, Vereadores, Lideranças e Agricultores.

O Seminário teve como objetivo debater e mostrar à Região Celeiro, bem como às demais regiões presentes, a atual situação do Programa Estadual. Conforme manifestações do Secretário Estadual Covatti Filho e do Deputado Elton Weber, a minuta do Projeto de Lei encontra-se em fase final de tramitação junto ao Governo Estadual, seguindo para a Assembleia Legislativa do RS, onde deverá ser votada no mês de março. Segundo Weber, nenhum Deputado é contrário ao Pró-Etanol/RS. Com a aprovação da Lei, teremos um incentivo estadual de ICMS de 50%, reduzindo dos atuais 30% para 15%, o que viabilizará os empreendimentos previstos.

Já o Engº Agrº Valdir Zonin destacou os trabalhos realizados desde 2013, bem como a situação atual dos 08 projetos em andamento no estado, sendo: Camaquã, Campo Novo, Viadutos, Carazinho, Palmeira das Missões, Porto Xavier, Santiago e Cruz Alta. Hoje o etanol que importamos de São Paulo chega aqui com 24% de ICMS além do frete. Por isso, com a aprovação da Lei nossos empreendimentos serão bem competitivos e com boas possibilidades de baixar o custo final ao consumidor. Para atendermos a demanda atual de etanol no Estado necessitaremos de pelo menos 15 biorrefinarias de porte médio, semelhante à projetada em Viadutos. O Programa de incentivos fiscais estará aberto para outros 07 projetos, totalizando 15 Biorrefinarias no Estado, visando produzir etanol para a autossuficiência estadual, ou seja, de 1,5 bilhões de lt/ano que é a demanda atual.

O Engº Agrº Jorge Lemanski da Embrapa relatou os cereais de inverno desenvolvidos para o Programa do Etanol destacando as novas cultivares de triticale que poderão atingir facilmente 80 sacas por hectare, bem como explanou da necessidade de aumentarmos os plantios de inverno e as áreas de cobertura de solo. Por isso a importância do Pró-Etanol/RS.

A Comitiva de Viadutos representou neste Seminário o Projeto da Biorrefinaria Viadutos, relatando os trabalhos realizados no Município e Região, desde 2015, bem como a situação atual do empreendimento que já possui 4 áreas pré-cadastradas e 4 investidores com interesse nesta obra.

A biorrefinaria de Etanol Viadutos está projetada para uma produção de 100 a 150 milhões de lt/ano de etanol, além dos coprodutos farelos, CO2, óleos e energia elétrica. Para tanto, serão necessários cerca de 300 mil toneladas de matéria prima por ano, envolvendo milho, trigo, triticale, sorgo-grão, batatas e outros. Isso necessitará de áreas agricultáveis de inverno, safrinha e verão de cerca de 60 a 80 mil hectares na região, dependendo das matérias primas prioritárias. Essa área é perfeitamente possível de ser alcançada mediante um cadastramento inicial dos produtores e um preço de referência pré-estabelecido. Lembramos que estes 42 municípios possuem mais de 250 mil hectares de áreas ociosas de inverno, sem plantio algum. Será necessário apenas cerca de 2.000 hectares por Município para essa demanda.

O Projeto do Alto Uruguai, cadastrado em Porto Alegre desde 2015 e com apoio das regiões da AMAU e AMUNOR, será no Município de Viadutos, devendo lançar a Pedra Fundamental, com definição de área e investidores, logo após aprovação da Lei Estadual, a qual garantirá os importantíssimos incentivos desta fundamental Política Pública de Estado. Nesta ocasião, será realizado um Seminário Estadual do Etanol no Município de Viadutos.