Erva Mate é destaque em Viadutos

Data: 20/07/2015

Além de fazer bem a saúde a Erva Mate também faz parte da cultura e do dia a dia de muitos produtores do Município de Viadutos. No Rio Grande do Sul, a Erva Mate atinge cerca de 53% da produção do Estado, destes 35% na região Noroeste.

Em Viadutos, o produto desempenha um papel não somente econômico mas também social. Hoje, o Município conta com quatro indústrias que diariamente colhem e transformam o produto no chimarrão que tomamos todos os dias. Buscando incentivar essa cultura e proporcionar aos produtores cada vez mais qualidade o vice - prefeito José Peracchi visitou juntamente com o Secretário de Agricultura Evandro José Baldissera, as 4 principais industrias de Erva Mate do Município de Viadutos. As visitas foram realizadas durante os meses de Junho e Julho.

Segundo o Vice - Prefeito, o incentivo a produção, a qualidade e também ao custo/beneficio do produto estão junto da importância de se ter atitudes firmes com relação a preços, pois hoje deixou de ser uma cultura simplesmente extrativista e passou a ser cultivada com tecnologia.  “O fato melhorou e muito a sua qualidade, além de ser um dos poucos produtos que dispensa o uso de agro químicos, por tanto ecologicamente correta a sua exploração” ,disse. O Secretario de Agricultura que acompanhou as visitas, comentou sobre a importância de fortalecer a produção sempre com tecnologias adequadas ao uso diário. “A importância de sempre buscar melhorias junto a cadeia da erva-mate para que a mesma cumpra seu objetivo, que é o de defender os interesses da cadeia produtiva. Sendo assim o produtor trabalha, gera um produto de qualidade e o consumidor termina o processo satisfeito”, salientou.

Segundo dados do IBGE, o município de Viadutos conta hoje com 380 hectares de área colhida o que representa um rendimento médio de 8.250 quilogramas por hectare segundo as informações do site do instituto. Foram visitadas as indústrias da Ervateira Baldissera do produtor Moacir Baldissera e Família, Ervateira Basso do Senhor Gladimir Basso e Família, Ervateira Folha de Ouro coordenada pelos produtores Antenor e Altair Munaro e Ervateira Viadutense, São Francisco representada pelo proprietário Antônio Voginski e Família. Ainda de acordo com o Vice – prefeito as indústrias e produtores do Município estão relacionadas também a importância socioeconômica que o produto possui nas pequenas cidades. “A grande quantidade de empregos que são gerados certamente atuam de forma positiva no crescimento socioeconômico de Viadutos”, disse.

Propriedades medicinais da erva-mate

Possui cafeína, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, e por isso atua como anti-oxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco. É útil para emagrecer, combater o colesterol mau e aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir a taxa de glicose no sangue, saciar a fome, estimular a função cerebral, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão, limpar a pele e é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório. Maiores Informações podem ser buscadas no site  www.tuasaude.com.br

Gallery big 7a4f201de742f6a06c2ed89b1b595d87