O Aprendizado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos em Destaque no IDEB 2017

Data: 14/09/2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da Educação no Brasil. A cada dois anos é calculado o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio através de provas de Língua Portuguesa e Matemática e da taxa de aprovação.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos novamente ficou entre os dez municípios do RS mais bem pontuados nas duas listas, obtendo a primeira colocação na região da AMAU, sendo que os anos iniciais obtiveram a terceira melhor nota a nível de estado (7,5) e a décima nos anos finais do Ensino Fundamental (5,9).

De acordo com a equipe diretiva, professores, funcionários e estudantes a escola atingiu por duas vezes consecutivas esta pontuação devido a total atenção destinada aos estudantes.

Atualmente com cerca de duzentos e cinquenta estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, a escola oferece serviço de apoio pedagógico através de outros profissionais tais como: psicopedagoga, fonoaudióloga e Atendimento Educacional Especializado. Os estudantes do primeiro ao quinto ano que apresentam dificuldades de aprendizagem, têm aulas de reforço no contra turno.

Nos anos ímpares em que aplica-se a Prova Brasil é disponibilizado reforço direcionado para as turmas de quinto e nono ano, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Na escola são desenvolvidos projetos anuais para incentivo à leitura, abrangendo as turmas do primeiro ao nono ano, tendo como tema este ano: “Leitura e lazer como alternativa educacional”, sendo a culminância do projeto no mês de novembro com a participação da comunidade escolar através do “Chá Literário”. Para manter os profissionais da educação sempre informados sobre a individualidade de cada estudante, no que se refere à aprendizagem, há reuniões mensais, encontros diários na sala dos professores e cursos de formação promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Todo esse trabalho realizado em conjunto, oportunizou aos estudantes a participarem das Olimpíadas de Matemática sendo, contemplados com medalhas de prata e bronze, menções honrosas, bem como a participação em Concursos Literários.

A participação das famílias no cotidiano escolar como elo de ligação, é um aspecto importante para o êxito escolar.

Desta forma o resultado obtido deve-se ao trabalho coletivo e em parceria com os diversos segmentos da sociedade: administração municipal, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, equipe diretiva, professores, funcionários, famílias, estudantes, ...

Gallery big 4daf81e35fabf025e3fe7259ecb0e544
Sem título.png