Produtores de Erva Mate discutem dificuldades do setor

Data: 11/07/2014

Estiveram reunidos na terça – feira (8), junto a Câmara Municipal de Vereadores, cerca de 50 produtores de erva mate de Viadutos, Marcelino Ramos,Severiano de Almeida, Gaurama, Áurea e Três Arroios. O Encontro micro- regional buscou discutir um possível reajuste aos atuais preços, além da avaliação da produtividade desde o plantio até a comercialização. Na ocasião esteve presente o Vice – prefeito de Viadutos José Perachi, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Adilson Machado da Silva, Secretário de Agricultura de Viadutos Evandro José Baldissera, Técnicos e representantes da Emater de Viadutos e Severiano de Almeida, além, de demais autoridades da área. Durante a discussão, foram explanados assuntos de produção, oferta/procura, demanda do produto, além de números e cálculos relacionados ao preço da arroba de erva mate.

De acordo com o Vice - prefeito José Perachi, o momento foi de grande importância para que os produtores pudessem expressar questões do dia a dia e ressaltar a valorização que precisam para trabalhar. “Agora é a hora de tirarmos as dúvidas de todos e de colocar o governo junto à situação. Precisamos nos unir para ter o apoio de forças maiores”, salientou.

Os dados explanados pelo Técnico da Emater/Ascar de Viadutos, o Sr. Alceu Lira, revela que hoje cerca de 53% do produto ou seja da erva-mate é produzida no Rio Grande do Sul, destes, 35% na região Noroeste. Segundo Lira, a erva-mate desempenha um papel não somente econômico mas também social, por isto da importância de se ter atitudes firmes com relação a preços do produto, pois hoje deixou de ser uma cultura simplesmente extrativista e passou a ser cultivada com tecnologia. “O que melhorou e muito a sua qualidade, além de ser um dos poucos produtos que dispensa o uso de agro químicos, por tanto ecologicamente correta a sua exploração”, disse. Salientou também, a importância de acionar a câmara setorial da erva-mate para que a mesma cumpra seu objetivo, o qual seja de defender os interesses da cadeia produtiva.

Gallery big 57a078c1dd14bb2900192da79e5171f3
DSC_4367.JPG