Campanha promove Educação Fiscal em Viadutos

Data: 09/06/2016

Pela tradicional Campanha “Educação Fiscal: cidadania em benefício da comunidade”, foi realizada mais uma atividade de divulgação da nota fiscal gaúcha, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos e na Escola Estadual de Educação Básica Viadutos, na manhã de terça-feira (7). O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda e a Receita Federal.

A campanha tem como público-alvo estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Município de Viadutos das Redes Municipal e Estadual e a comunidade escolar. Ao invés de folhetos, foram distribuídos sacos de coleta de lixo para a comunidade escolar.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sônia Zordan, o objetivo do projeto é incorporar nas escolas, a educação fiscal com seus diversos temas à vivência curricular desde as séries iniciais, contribuindo para a formação de um ser humano socialmente consciente, incentivando-o à participação individual e coletiva da definição de políticas públicas, na consciência tributária, na valorização do bem comum e proporcionando também a comunidade, esclarecimentos sobre administração pública, arrecadação, aplicação e controle dos gastos públicos, possibilitando o efetivo exercício da cidadania e a transformação social. "Só traz ganhos a comuniade escolar e à sociedade", completou.

A professora Rúbia Basso da Escola Municipal, explicou que todos os anos o tema da educação fiscal é trabalhado em sala de aula, de acordo com a faixa etária. “São feitas diversas atividades, desde redações sobre o tema até atividades práticas”, comentou. A estudante do primeiro ano do ensino fundamental, Mariana Sgarbi, de 13 anos relatou que o projeto contribui para o aprendizado. “A gente aprende desde cedo trabalhar com os impostos”, disse.

Gallery big 728154c5f57c89ba652182a4c07398fd