Saltar para o corpo principal da página

Ovinocultura em desenvolvimento em Viadutos

Data: 18/11/2015

Nos últimos 4 anos a ovinocultura tem merecido uma atenção especial no município de Viadutos, no norte do Estado. A EMATER de Viadutos, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e em conjunto com alguns produtores resolveu fomentar a ovinocultura visando a utilização da pastagem excedente da bovinocultura leiteira.

Segundo o extencionista da Emater Alceu Lira, que desde o inicio fomentou a idéia da criação, via na atividade uma excelente fonte de renda e a oportunidade de produzir carne nobre em um espaço até então pouco aproveitado. “Muitas vezes o excedente de pastagem se tornava um problema para os produtores, que tinham que efetuar a roçada da mesma deixavam secar no campo mesmo”, disse.

O primeiro passo realizado foi efetuar um levantamento da quantidade de ovinos existentes no município e qual o potencial genético dos mesmos, e constatou-se que existiam apenas 312 ovinos e que os mesmos na grande maioria eram de raça não definida, ou seja, uma mistura de raças e muita consanguinidade.

Com base nestes dados se iniciou um programa de introdução de animais com alto padrão genético, com foco na produção de carne. O passo seguinte foi a formação do grupo de produtores de ovinos, oque facilitou a troca de matrizes e principalmente de reprodutores entre os mesmos.

Segundo Alceu Lira a criação ainda é considerada novidade no município, hoje o município possui 1515 ovinos e vem crescendo cada vez mais o interesse dos produtores pela atividade, oque demanda treinamento dos técnicos e dos produtores e isso estamos procurando proporcionar através de cursos e dia de campo. “Uma das principais preocupações que temos é com relação a manutenção da qualidade genética dos animais, procurando dar um enfoque especial para que se procure evitar a consanguinidade e isso só é possível através do conhecimento da origem dos animais que serão utilizados na criação, neste sentido vamos procurar manter um cadastro dos nossos principais produtores e assim podermos melhor orientar os interessados em adquirir animais para reprodução”, explica.

 

No próximo dia 21 o grupo de ovinocultores devera participar da feirade ovinos em Capão Bonito do Sul,participar do encontro técnico e participar do remate de ovinos, além de conhecer e trocar experiências com produtores de outra região.


Arrow_Owl
Gallery big 7229eec290d8e5687250c2d4d89a3163
Índice.jpg