Programa Alfa forma mais 11 alunos em Viadutos

Data: 09/10/2015

Foi realizado na noite da ultima quinta – feira (8) o encerramento do Programa Alfa 2015 Alfabetizando para Profissionalizar - do Município de Viadutos, a formatura dos 11 alunos ocorreu junto ao Anfiteatro Municipal. O programa realizado pela Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viadutos, Emater/AscarViadutos, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Sindicato Rural de Viadutos. As aulas iniciaram no mês de Abril, e foram finalizadas em Setembro deste ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental em Viadutos.

Segundo a Secretária de Assistência Social Karine Delevatti, o Senar adota uma concepção que associa a educação ao trabalho, fazendo com que seus programas sejam desenvolvidos de forma abrangente. “O Programa Alfa reúne a formação profissional rural e a promoção social, chegando até às comunidades rurais, com um conjunto de atividades de caráter eminente humano”, disse. A secretaria comentou ainda, que a capacitação para trabalho é desenvolvida por práticas educacionais visando sempre a alfabetização do produtor rural.

Na ocasião, os formandos receberam seus diplomas pelas mãos do Vice- Prefeito Municipal José Peracchi, escolhido como Paraninfo da turma. Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal e sua Esposa Mercedes Baldissera, o Vice-prefeito José Perachi, o Supervisor Regional do Senar Gelson Dal Belo, a Coordenadora Pedagógica Marcia Nonnenmacher e o Professor da Turma Marcos Basso. Os formandos contaram ainda com a presença da Secretaria de Educação Sônia Lara Zordan e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viadutos Adilson Machado.  Foi realizada na cerimônia, a entrega dos diplomas aos alunos e posteriormente a conquista foi comemorada com um coquetel.

Os formandos deste ano são: Eliana Rosani Nilson,Madalena Camargo, Maria Klimajewski,Nelsi Correia Mendes Meller, Remir Antonio Betega, Romildo Roche Fernandes, Wilson Sztyburski, Adelir de Fátima Correia, Gervásio Antonio Ribcki, Tereza Dutra e Rosa Rodrigues da Silva.

Entenda o programa Alfa

O programa Alfa busca oportunizar para adultos do campo com baixa escolaridade a chance de aprender a ler e escrever, além de participar de cursos de formação profissional do Senar-RS.

São 210 horas de alfabetização, complementadas por dois cursos regulares. O público-alvo são os produtores e trabalhadores rurais. O programa tem o propósito de promover a alfabetização para que posteriormente, os alunos possam participar de outras oportunidades profissionalizantes oferecidas pelo SENAR.

Gallery big ee631333c8a1a97c4ae3d90602d881ca
DSC_3264.JPG