A+ A- texto
normal

Saúde bucal na Escola

Data: 26/05/2015

Os cuidados com a higiene são fundamentais para a saúde bucal em todas as etapas da vida. Mas, se feitos desde criança ajudam a prevenir alguns problemas na fase adulta. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Desporto realizam os trabalhos de prevenção a saúde bucal. A dentista do posto de saúde Dra. Sônia Refatti vai até a escola realiza explicações e acompanha a escovação das crianças.

Segundo o Secretário de Saúde, André Sperotto o acompanhamento chega também aos pais, pois são verificados os problemas e a Secretaria se encarrega de avisar por intermédio da Escola. “Dessa maneira, é possível realizar um trabalho preventivo e evitar a perda precoce de dentes por problemas de cárie e doenças gengivais. Problemas como os de mordida, dentes tortos e dores articulares que costumam ser percebidos tardiamente, também podem ser corrigidos na criança a tempo de evitar agravantes no futuro”, disse.

A Escola Municipal de Educação Infantil Viadutos entra como parceira neste projeto de prevenção, pois a escovação é feita diariamente com as crianças com orientação das professoras, sendo assim a coordenadora pedagógica, Vanessa Sacomori salienta que o acompanhamento dos pais é muito importante para a saúde bucal da criança. “É necessário controlar a escovação de seus filhos e levá-los regularmente ao dentista. Manter os cuidados com a boca desde cedo faz com que a criança dificilmente esqueça os conceitos básicos da higiene bucal e carregue a importância de cuidar da boca para o resto da vida”, disse.

O projeto será desenvolvido com mais freqüência a partir do mês de Junho, quando os profissionais do posto de saúde realizarão palestras informativas e atividades práticas de prevenção com os alunos, professores e pais.

Gallery big 94d126b9ea938987c2bc4e7d3f761f67